O piso térmico é um material bastante comum em diversos lugares no mundo e, no Brasil, essa tendência vem ganhando cada vez mais espaço.

Usado exclusivamente para locais mais frios, esse material pode possibilitar em uma casa muito mais confortável no ponto de vista climático, fornecendo um quarto mais aquecido ou até mesmo um banho relaxante sem tocar os pés naquele chão gelado que causa arrepios.

Em países mais frios, como Canadá, por exemplo, esse material é muito utilizado e é praticamente comum em qualquer construção do país.

Como funciona esse piso?

Geralmente esse piso é feito com cabos calefatores, que são os mais comuns e aceitos em diversos tipos de piso. O aquecimento, no entanto, é feito de diversas formas e pode ser, tanto elétrico, quanto hidráulico.

Uma vez instalado, esse material permitirá que você controle o aquecimento do piso de qualquer ambiente de maneira individual. Esse acompanhamento, na grande maioria das vezes, é feito através de um termostato. Vale ressaltar que essa tecnologia, principalmente na parte de aquecimento, pode ser feita também por gás e lenha, por exemplo, por meio do sistema hidráulico.

No entanto, o sistema hidráulico vem perdendo força, principalmente com o crescimento das fontes renováveis como, por exemplo, a energia fotovoltaica. Com isso, o sistema elétrico se torna o mais vantajoso no momento e também o mais procurado.

Entre os tipos de pisos, existem três e cada um com a sua especificação. Confira!

Cabos calefatores de contrapiso ou de acumulação

Esse é o sistema mais antigo do mundo e a principal característica é a demora para atingir a temperatura desejada. É muito utilizado em países onde a temperatura varia bastante durante o dia;

Cabo calefatores de superfície ou de aquecimento direto

Já este, é o sistema mais tecnológico atualmente. Diferente dos cabos calefatores de contrapiso ou de acumulação, essa tecnologia atinge a temperatura desejada em muito menos tempo, com máxima eficiência e efetividade;

Sistema hidrônico

Esse é um sistema feito por tubulação e é indicado para obras grandes. Compatível com várias fontes de aquecimento, esse é o sistema que gera maior economia para quem contratar o serviço.

Se você quer dar um conforto ainda maior para o seu lar, o piso térmico pode ser uma opção muito válida. A Acliv está aqui para ajudar você a fazer a melhor escolha e, claro, executar qualquer projeto da melhor maneira possível.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe por aí!

Precisa de ajuda?