A arquitetura, de maneira geral, se reinventa com o passar dos anos, e a necessidade de especialização em determinados projetos se torna cada vez mais necessária. Por isso, hoje vamos falar especialmente sobre a arquitetura comercial.

Diferente dos demais projetos, quando se envolve comércio, existem desafios para fornecer sempre a melhor experiência ao público em geral. Separamos alguns desses desafios abaixo:

Projeto alinhado com a identidade visual da empresa

Cada empresa tem uma forma de se comunicar com o seu público, e o projeto comercial para alguma loja, em especial, precisa ser fiel a essa comunicação. Vale ressaltar que nesse caso, mais do que levar em conta o espaço físico, é necessário estar alinhado com as características do consumidor da marca em questão.

Coletar as características do público-alvo dessa empresa, por exemplo, é essencial para elaborar o projeto comercial para a marca. E na hora de criar esse projeto, existem alguns pontos importantes para se levar em consideração, vamos conferir juntos?

Explore o visual

É um desafio na arquitetura fazer com que o público-alvo reconheça um estabelecimento de determinada marca com mais facilidade, e isso passa diretamente por uma fachada diferenciada.

Na arquitetura comercial, o desafio da fachada é, antes de tudo, chamar atenção sem agredir de forma visual o estabelecimento vizinho. Para isso, deve-se priorizar as harmonias entre cores, texturas e iluminação.

Forneça uma experiência diferenciada

O estilo do consumidor hoje em dia, é totalmente diferente de anos atrás e, um dos grandes pontos que ainda torna a loja física um diferencial da online, é a experiência.

Construir um espaço inteligente, que transmita uma ligação do consumidor com a marca é de suma importância para um projeto comercial de sucesso.

Priorize os espaços e o fluxo de passagem

Ter uma experiência diferenciada está diretamente ligada ao conforto que o projeto oferece. Priorizar o espaço interno da loja, aliado com um planejamento de fluxo de passagem, é de extrema importância.

Para avaliar o fluxo de passagem, é importante evidenciar os pontos onde os produtos estão expostos, e calcular o espaço ocupado pelo consumidor que irá conversar com o atendente.

De forma resumida, ter um ambiente comercial é transformar o espaço ou loja em um ambiente mais atrativo ao público. Ter um projeto pensado, com ideias que sejam diretamente ligadas ao seu negócio, pode significar um grande ganho ao seu comércio.

Identificar o público-alvo e entender seus gostos para executar no projeto de arquitetura comercial é o grande desafio para esse nicho que cresce todos os anos.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe por aí!

Precisa de ajuda?