As casas geminadas se tornaram uma tendência na arquitetura em todo o mundo nos últimos anos e claro, no Brasil também.

Esse estilo de casa surgiu no Brasil entre 2017 e 2018 e, rapidamente se tornou um case de sucesso por aqui.

As diversas formas de casas geminadas

A casa geminada pode surgir com diversas formas e ter mais de uma apresentação como projetos simples, modernos, com mais de um andar e até mesmo sobrados.

Entre os motivos do sucesso desse projeto no Brasil e no mundo, estão as diversas vantagens de design, arquitetura arrojada e funcionalidade dentro do projeto.

Vantagens das casas geminadas

Entre as vantagens das casas geminadas, podemos relacionar três pontos como os principais. Vamos lá!

  • Espaço no terreno: Por construir duas casas praticamente juntas, compartilhando o mesmo telhado, o terreno acaba sendo melhor aproveitado em todas as suas dimensões;
  • Economia: A construção de casas geminadas se torna mais econômica, pois compartilham a mesma rede de esgoto, rede elétrica, tubulações de água e tudo que envolve normalmente em uma construção;
  • Boa forma de investimento: As casas geminadas são uma excelente fonte de investimento também, pois com mais casas dividindo o mesmo terreno, quem busca ter rendas de aluguel acaba aumentando o lucro.

A mudança no conceito

Quando surgiram as casas geminadas, a ideia era se tornar uma excelente oportunidade para investidores criarem mais casas dentro do mesmo terreno e, assim, ter mais imóveis de aluguel.

No entanto, os projetos que eram mais simples foram saindo do mercado e agora, a grande forma de encontrarmos casas geminadas é em grandes condomínios e com um padrão de construção extremamente elevado.

A arquitetura evolui todos os anos e, ao que tudo indica, as casas geminadas seguem o mesmo caminho de evolução e de afirmação no mercado.

Números que só crescem no Brasil

No Brasil, os últimos anos apresentaram um crescimento exponencial das casas geminadas.

Em uma análise feita em 2020, a busca por esse tipo de projeto teve um aumento significativo, de aproximadamente 30% em relação ao ano anterior.

As geminadas apresentam em sua planta, diversas possibilidades de ampliação e inovação, se tornando um case de sucesso e que vem crescendo todos os anos no nosso país e no mundo inteiro.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe por aí!

Precisa de ajuda?