A iluminação se tornou uma peça importante de qualquer projeto arquitetônico e vem evoluindo com o passar dos anos. A escolha da fonte de iluminação para cada ambiente é algo que se leva em consideração na hora de elaborar um projeto.

Separamos aqui neste artigo algumas curiosidades, benefícios e diferenciais da luz natural para a luz artificial dentro de um projeto de arquitetura.

Luz natural

A luz natural de uma casa será um dos primeiros pontos a ser levado em consideração, antes mesmo de erguer as paredes, sabia? Em um projeto arquitetônico, antes de começar a construção, se avalia onde o sol nasce e onde ele se põe.

Com isso, é possível saber em qual horário do dia o sol vai poder iluminar certos cômodos da sua casa.

Priorizar que o sol ilumine o quarto pelas manhãs e que não tenha contato direto com sua televisão, na sala de estar. Ter uma cozinha mais iluminada e arejada no horário do almoço, ou aquele sol mais forte na lavanderia para secar as roupas.

Todos esses pontos podem ser planejados desde que se tenha um projeto de arquitetura envolvido na sua casa desde o começo, antes mesmo da construção da primeira parede.

Luz artificial

A luz artificial tem suas variações para qualquer ambiente, podendo variar em até três tons de iluminação, variando da mais forte até a mais neutra.

É preciso entender o que transmite cada tipo de iluminação artificial para cada ambiente. Para uma cozinha, por exemplo, onde se precisa de mais atenção nas tarefas, é necessária uma iluminação mais forte, com mais intensidade.

Mas para ambiente de mais sossego, como por exemplo, no quarto, é importante ter uma luz mais neutra, que transmita para o ambiente um ar de descanso e aconchego. Geralmente, no quarto é onde vamos descansar, fazer alguma leitura antes de dormir e, para esse tipo de ambiente, uma iluminação mais neutra pode ser perfeita.

Iluminação artificial otimizando o conforto

Sim, a iluminação é uma peça importante no quesito conforto dentro dos projetos de arquitetura. Inclusive, existem mecanismos que otimizam a sensação de conforto dentro dos ambientes por meio da iluminação.

Hoje em dia é possível controlar a intensidade da luz de cada ambiente, dando diferentes climas e sensações em um ambiente somente alterando a intensidade da iluminação.

Por exemplo, na sala de estar, quando se recebe os amigos e você quer conversar, é interessante uma iluminação mais forte. Mas se você quiser assistir um filme deitado no sofá, você pode mudar a iluminação para um tom mais neutro, que transmita tranquilidade.

Hoje em dia, esse tipo de alteração pode ser feito tanto por um painel dentro do cômodo ou até mesmo por aplicativo de celular.

E aí, gostou desse conteúdo? Se quiser ter acesso a mais materiais como esse, continue nos acompanhando por aqui.

Open chat
Precisa de ajuda?